Home      Curiosidades      Estudos Bíblicos       Meio Ambiente       Música       Notícias       Poesia       Reflexões       Saúde       Twitter

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Efeito Estufa: bom ou ruim?

Em boa parte do território brasileiro as temperaturas do ambiente são compatíveis com a agricultura, ainda que os produtos cultivados variem muito de uma região para outra. Em algumas regiões, bem como em países nos quais predominam temperaturas médias anuais mais baixas, alguns cultivos só são possíveis com o uso de estufas. As estufas são estruturas metálicas cobertas de plástico ou filme transparente. O vidro permite a passagem da maior parte da radiação solar visível (ou luz, para simplificar). No entanto, boa parte dessa radiação é transformada em infravermelho pelo solo, plantas e outras estruturas dentro da estufa. Com isso é possível utilizar a energia solar disponível para aquecer o ambiente interno da estufa até temperaturas compatíveis com a vida das plantas que se deseja cultivar.

Clique aqui e assita a um vídeo educacional sobre o efeito estufa.

Um conjunto de fenômenos físicos que permite que a atmosfera terrestre seja aquecida pela radiação solar foi denominado de efeito estufa por sua semelhança com o funcionamento das estufas. Essas semelhanças são, na verdade, superficiais, já que o aquecimento da atmosfera se dá por processos diferentes e mais complexos que o das estufas. No efeito estufa propriamente dito, uma parte do calor vindo da superfície da terra é absorvida pelos gases componentes da atmosfera e posteriormente liberada em todas as direções. A parte liberada em direção à superfície acaba retida no sistema, resultando no aquecimento geral do planeta.

O fenômeno do superaquecimento global é, de fato, um aumento da intensidade do efeito estufa até níveis que os cientistas afirmam serem perigosos para muitos ecossistemas e formas de vida no planeta, bem como para as sociedades humanas em geral. De fato, estudos realizados ao longo das últimas décadas têm mostrado um aumento impressionante da concentração de gases responsáveis pelo efeito estufa na atmosfera terrestre. Esses estudos incluem tanto medições diretas das concentrações de dióxido de carbono na atmosfera, repetidas e feitas em um mesmo local quanto associações dessas medidas a medições indiretas das concentrações de gases estufa na atmosfera. A relação entre o aumento desses gases e consumo de quantidades maciças de combustíveis fosseis (inicialmente o carvão e posteriormente também os derivados do petróleo) e o aumento da atividade industrial no mundo são algumas das evidências mais fortes de que as mudanças na atmosfera (e suas conseqüências) são causadas pelas atividades humanas.

3 comentários:

Anônimo disse...

o efeito estufa e bom ou ruim, essa e a pergunta! sim ou nao

Anônimo disse...

Você não explicou se era bom ou ruim
MDS!

Anônimo disse...

O efeito estufa é um conjunto de fenômenos físicos que permite que a atmosfera terrestre seja aquecida pela radiação solar. Sem ele não haveria vida na Terra.