Home      Curiosidades      Estudos Bíblicos       Meio Ambiente       Música       Notícias       Poesia       Reflexões       Saúde       Twitter

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Mulheres baixistas

A maioria dos músicos famosos são do sexo masculino. Mulheres que toquem bem o contrabaixo - eu disse que toque bem - é muito difícil de se encontrar, mas já vi algumas que executam o instrumento, tocando até o baixo de 6 cordas como a Debra Killings, por exemplo e mandam ver mesmo no grave.

Além de Debra Killings, temos aí no cenário mundial a baixista australiana Tal Wilkenfeld, que começou tocando guitarra aos 14 anos, trocando pelo baixo 3 anos depois. Mudou-se de Sydney para New York e em pouco tempo chamou a atenção de Roger Sadowsky, que lhe ofereceu patrocínio.

Em poucos anos de carreira já tocou com Almann Brothers, Chick Corea, Eric Clapton, Joss Stone, Jeff Beck, Herbie Hancock, Wayne Shorter, entre outros.
Em 2008 foi a mais votada como revelação pelos leitores da revista Bass Player.

Pesquisando aqui no Brasil, achei Amanda Ruzza tocando baixo num trio de Jazz muito bom. Apesar de estar tocando e morando nos EUA ela nasceu em São Paulo e seu talento remete ao início no contra-baixo desde os 12 anos de idade, com 13 já se apresentava ao vivo.

Após 9 anos tocando pelas terras brasileiras Amanda decidiu tentar a vida de músico no exterior. gravou 4 álbuns, já tocou em bases militares americanas no Japão e Korea do Sul, toca na Mustang Sally (banda de Country Music de Nasville só de garotas), é endorser dos baixos Peavey Cirrus e hoje estuda na New School for Jazz and Contemporary em Nova York. Na rede você encontra ela tocando em palcos e até na sala de sua casa tocando chorinho.

E por último quero lhes apresentar Lydia on Bass. Ela é holandesa, tem um groove muito legal e ainda canta bem. O vídeo abaixo comprova o que estou falando. Mas assiste até o final, pois tem uma pequena performance de slap.




E aí gostou? Então comenta aí...!

Nenhum comentário: