O termo Formiga-lava-pés, ou simplesmente lava-pés, é a designação comum a diversas espécies de formigas, em especial as do gênero Solenopsis, de pequeno porte, geralmente avermelhadas, cuja ferroada é dolorosa. Essas formigas constroem grandes formigueiros que se caracterizam pelo amontoado de partículas finas de terra na entrada. Também são conhecidas pelos nomes caga-fogo, formiga-brasa, formiga-de-cemitério, etc. (Fonte: wikipedia.org)
Hoje vi uma reportagem sobre a região norte do Brasil, especialmente sobre a cheia do Rio Amazonas. Nessa época do ano essa formigas, quando tem seus formigueiros inundados, se unem "dando as mãos" e formando uma enorme jangada, o que as permite flutuar até que encontrem um tronco de árvore para que se salvem.
É um grande exemplo de unidade, mesmo porque estão na mesma condição, ou no mesmo perigo.
Isso tudo me fez lembrar as recente catástrofes naturais que tem acometido a Terra: Enchentes no Rio de Janeiro esse ano, em Santa Catarina no ano passo, terremotos no Haiti, no Chile, Tsunames na Ásia, e muitas outras. E é interessante que a imprensa mostrava uma coisa em comum em todos esses lugares. Eram os saques aos estabelecimentos comerciais e até a residências, ou seja, o povo foi assolado por uma grande tragédia e ainda queriam roubar uns aos outros, ao invés de "dar as mãos" assim como as formigas.
Assim como aquele malfeitor que, mesmo pendurado numa Cruz ao lado de Jesus, blasfemava dele, dizendo: "Não és tu o Cristo? salva-te a ti mesmo e a nós" não teve temor de Deus estando na mesma condenação, assim também nos comportamos.
Que Deus tenha misericórdia de nós!
sábado, 17 de abril de 2010
Formiga-lava-pés
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Eu acrescentaria que elas ficam presas pelas pernas no intuito de não se separarem, mas o efeito de boiarem sobre a água é em maior parte promovido pelo amontoado de larvas que ficam sob as formigas.
Postar um comentário