Home      Curiosidades      Estudos Bíblicos       Meio Ambiente       Música       Notícias       Poesia       Reflexões       Saúde       Twitter

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Minhoca de Ouvido

Você acorda, abre os olhos e, sem mais nem menos, ouve: "I gotta feelin... That tonight's gonna be a good night", e o pior esse som está vindo da sua cabeça. O tempo passa você escova os dentes, toma café e: "Let's do it, Let's do it". Já era, a música grudou.

Esse fenômeno irritante, que faz com que fiquemos repetindo mentalmente músicas, é chamado de earworm, ou na tradução, minhoca de ouvido, termo criado pelo professor James Kellaris, da universidade americana de Cincinnati.

Quando estamos desocupados ou distraídos, basta pensar rapidamente numa música para o fenômeno acontecer. O que se forma, então, é algo parecido com uma coceira cerebral. O jeito de amenizar o incômodo é repetir mentalmente a música sem parar.

Para descobrir isso, pesquisadores da Universidade Dartmouth, nos EUA, colocaram voluntários para ouvir música. Sem aviso, a música parava. Quando a melodia era conhecida do ouvinte, o córtex auditivo continuava trabalhando, relembrando a melodia. Quando a música era desconhecida, a mente do sujeito ficava vazia. Para ocupar esse espaço, o cérebro começava a repetir o que tinha acabado de ouvir.

Segundo os pesquisadores as mulheres tem uma maior tendência ao fenômeno, mas ainda não se sabe ainda a razão.

O professor Kellaris diz que isso pode acontecer com qualquer canção.
"- Mas músicas simples, repetitivas e com mudanças inesperadas têm mais probabilidade de fixação", diz.

O pior é quando a gente se pega cantando "O rebolation é bom, bom, o rebolation é bom, bom, bom..."

Nenhum comentário: