O que acontece quando o automóvel passa a dominar a vida de um homem? Mais do que um simples meio de transporte, os carros se transformaram em símbolo de status e poder e fez com que muita gente esquecesse sua real função – nos levar de um local a outro. Nessa animação clássica dos Estúdios Walt Disney, o personagem do Sr. Walker se transforma ao entrar no carro e nos faz refletir sobre nossa relação com esse veículo e sobre o que podemos fazer para transformar essa realidade.
Os carros dominaram não apenas as ruas, mas também as vidas das pessoas. Notícias sobre mortes causadas por brigas de trânsito e motoristas infratores surgem todos os dias nas capas dos jornais. Além dos riscos à saúde e à própria vida, se pararmos para contabilizar o tempo e o dinheiro gastos todos os meses com prestações, combustível, manutenção, impostos e mais uma série de custos, percebemos o quanto dos nossos investimentos são dedicados a esse meio de transporte.
Para completar, eles são responsáveis por 70% de toda a poluição dos grandes centros urbanos, por quilômetros de engarrafamentos, pelo aumento dos níveis de stress da população e pela morte milhares de pessoas anualmente, seja por acidentes ou por doenças causadas pela fumaça dos escapamentos. Apesar da aparente praticidade que esses veículos podem proporcionar, esses fatores têm tornado o carro cada dia menos atrativo.
O carro significa mais de 90% das emissões pessoais de quem usa automóvel como principal meio de deslocamento. Você está disposto a investir em meios alternativos de transporte para reduzir as suas emissões de CO2?
Pense nisso!
terça-feira, 5 de abril de 2011
Motoristas "Patetas"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário